quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O preço da Art Déco

Jackpot!
Sua habilidade não está em disussão. Passe refinado, visão de jogo, frieza, bom arremate ao gol. Deco foi um grande jogador. Percebeu a conjugação do verbo?

Anderson Luís de Sousa apareceu rapidamente nas divisões de base do Corinthians, mas seguiu pra Portugal, onde realmente brilhou para o futebol mundial. Depois de jogar no Benfica e no Porto, onde ganhou dois nacionais, uma Taça de Portugal, uma UEFA e uma Liga dos Campeões da Europa (com Mourinho no banco e Carlos Alberto no meio-campo), Deco foi comprado pelo Barcelona e compôs o time absurdo que encantou o mundo com Ronaldinho e Eto'o jogando tudo e mais um pouco.

Saiu do Barcelona e foi para o Chelsea em 2008. Que carreira, né? Pois então, lá não jogou muito, mas não dá pra dizer que fez feio. Depois de amargar o banco de reservas, especialmente na temporada 2009/2010, Deco foi defender Portugal na Copa (onde também foi banco) e após isso, saindo da África do Sul, pegou avião pro Brasil. E não foi pra passar férias não, foi de vez.

Aos 33 anos, Deco acertou com a Unimed sua vinda para o Brasil (o Fluminense fez parte da negociação também). Com idade avançada e salário nas alturas, Anderson Luís chegou na equipe que acabou levando o Brasileirão - só não dá pra dizer que teve participação na conquista. Diferente de nomes como Robinho, Ronaldo e Adriano, que não decepcionaram suas torcidas ao retornarem da Europa, desde sua chegada, Deco está "tímido" no Fluminense. Se comparado a Dario Conca, outro meio-de-campo do Flu, parece até piada. E pensar que em 2010 o argentino ganhava um pouco mais de 1/3 que o luso-brasileiro, é bizarro. Enquanto o Brasileirão rolava, Deco passava mais tempo no Departamento Médico do que no campo.

Raios Mestre! Tô com uma dorzinha aqui.
E as lesões não ficaram no ano de 2010 não. 2011 começou da mesma forma que o ano passado teminou. Dequinho coçando a coxa, Muricy coçando a cabeça e o Fluminense coçando o bolso. Em 6 meses, nada menos que 5 lesões, todas nas coxas - 4 na direita e 2 na esquerda. Bichado? Não, que isso...

Na humildade, Deco tira por mês a loteria de R$700.000. Em 6 meses (6 x 700.000 = 4,2milhões), Deco jogou 18 vezes e fez 1 gol. Na moral, preciso falar mais alguma coisa? A contratação já é fatalmente um prejuízo. Mas nem adianta reclamar, o contrato vai até o meio de 2012: realmente, é o fim dos tempos.

Jônatas Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário