terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Belleti, currículo nota10


Nascido com bumbum virado pra lua no dia 20/06/76, Juliano Huan Belleti chamou a atenção quando subiu para os profissionais do Cruzeiro, ainda em meados da década de 90. Comprado pelo São Paulo e emprestado ao Atlético MG, Belleti ganhou, da revista Placar, o prêmio de segundo melhor meia-direita do Brasileiro de 1999. Retornou ao São Paulo em 2000, já com status de grande jogador.

Na seleção, Belleti estreiou quando foi convocado por Luxemburgo, em 98. Desde então, foi cadeira cativa na seleção canarinho. Quer dizer, mais precisamente, "banco" cativo, porque todos sabem que depois da Copa de 94 até a copa de 2006, só deu Cafú e Roberto Carlos nas laterais do Brasil, intocáveis e imbarráveis. E verdade seja dita: Belleti joga bola, mas nem tanto. Nem incomodou o capitão corredor.

Você deve estar pensando: "mas ele não é mal jogador, como pode ser uma contratação esdrúxula?" Ok, também o acho um bom jogador, mas nada além disso: "bom jogador". Na verdade, não me impressiono com a falta de talento dele, me impressiono sim com o currículo dele, repleto de times e títulos que, sejamos francos, não condizem com a habilidade de Belleti. Abaixo, pousando com a taça e o Cascão. O maior título do futebol mundial, atuação de 6 minutos na semifinal.


É isso mesmo, ele foi campeão do mundo em 2002, mesmo sendo reserva do novato Gabriel (hoje no Grêmio), no São Paulo. Na volta da Copa, foi vendido para o VillaReal da Espanha. Depois de 2 temporadas lá, foi comprado por, nada menos, que Barcelona! Jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Eto'o e Xavi, ganhou 2 vezes o Campeonato Espanhol, 2 Supercopas e foi campeão da UEFA em 2006, entrando no último jogo, e fazendo o gol do título! Fala tu, é sortudo ou não é!?


Saiu do Barcelona e foi pro Chelsea, com status de peça fundamental no esquema tático da equipe, sendo utilizado em várias funções por diversos trinadores. No time de Londres, venceu a Copa da Inglaterra duas vezes e a Premier League em 2009!

Fala sério! O currículo de Belleti é melhor do que de muitos jogadores mais falados por aí. Hoje com 34 anos, voltou para o Brasil em 2010 para jogar no Fluminense, custar muitos milhares à Unimed e esquentar o banco. Foi vaiado pela torcida várias vezes durante a campanha, mas só pra não quebrar o ritmo dos últimos 10 anos, o tricolor carioca ganhou o título e Belleti levou mais uma medalha pra casa. Medalha, inclusive, que ele não tinha: campeão brasileiro.

Em 2011 continua no Flu, vamos ver se rende alguma coisa por lá. Mas a verdade é que não tem que provar mais nada pra ninguém. Afinal, ele é Belleti, o jogador nota 6 com currículo nota 10.

Jônatas Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário